Umbanda – Um Caminho de Oxum

Por: Ryath (Inspirado pelos Mentores Espirituais)

Oxum é o Orixá do amor, é ela que direciona a energia divina que sai de Deus, no aspecto do amor e das uniões, que vai para toda realidade.
As pessoas que agem ou sentem por amor estão atuando nessa irradiação divina, e como a Umbanda é uma religião de caridade, que ajuda o tempo todo as pessoas, sem deixar ninguém para trás, isso é amor.
A Umbanda dedica todo seu tempo no preparo ou na ação para ajudar os outros, e caridade, generosidade, compaixão, se importar com os outros ou com sigo mesmo e etc. tudo isso é amor.
Os médiuns umbandistas em seus trabalhos religiosos, eles incorporam as entidades, os mentores ou quem trabalha para eles, que prestam consultas, ajudando quem é atendido, mas sem deixar ninguém para trás, ajudando todos os tipos de entidades que estiverem com ele, seja vampiros energéticos, obsessores, os encaminhando e convidando a trabalhar para a luz, os orientando, assim como entidades sofredoras, espíritos zombeteiros, larvas astrais, elementais que estiverem atuando negativamente, espíritos perdidos sem rumo e etc.
O objetivo do trabalho é ajudar a todos, mas nem sempre é possível, pois trabalhar para a luz é respeitar o livre arbítrio dos outros, muitas vezes espíritos não querem ser ajudados, mas sim ficar no caminho do mau, então eles são encaminhados para os locais de merecimento destes seres.
Quando os seres negativos espiritualmente começam a trabalhar para a luz, eles começam a ser orientados para construir de forma boa o seu destino, evitando karmas negativos e indo para um destino melhor, de acordo com o seu merecimento e necessidade.
Trabalhando para a luz, é um trabalho construtivo para si e para os outros, então isso traz o que no ocidente chamamos de Dharma, que são os frutos das ações positivas.
Aqui nesse site chamei muitas vezes o dharma de ensinamentos espirituais ou sabedoria, e é esse o sentido dessa palavra no Oriente, em religiões como o Budismo, Taoísmo e Hinduísmo.
Passar a construir um bom destino é uma coisa excelente, é construir uma boa vida, e não ficar fazendo o mau criando karmas negativos.
A Umbanda busca ajudar a todos, e a ajuda ao consulente não acaba no centro, templo ou terreiro, pois a entidade passa na casa e nos locais onde o consulente esteja, e o ajuda, intui, a lidar com as coisas que ele tem que lidar, assim como obter aprendizado, que é aprendido lições espirituais que trazem a evolução da alma.
Mas para realizar um bom trabalho é necessário que o médium tenha um bom treinamento, aprendendo quando sua atuação é anímica, ou seja, dele mesmo, ou da entidade.
Aprender a mediunidade corretamente é importantíssimo.
Para a Umbanda realizar um excelente trabalho tem que ter a humildade e simplicidade, não a externa, mas sim a interna.
A humildade faz do trabalho da Umbanda uma coisa linda, que é agir somente se importando com o bem do outro.
É importante para realizarmos um trabalho muito, muito, muito bom, fazer como as entidades fazem, que é querer que o consulente consiga o que faz ele feliz, o que é bom para ele, e o que ele deseja, se isso não fizer mal a ele e nem aos outros.
Tudo isso é irradiação de Oxum, que é o amor.
No começo do trabalho espiritual, muitas pessoas vem por elas, não pelos outros, mas com o tempo se desenvolve o objetivo de querer o bem para o outro, querer que o outro realize seus desejos e seja feliz, pois é assim que age o dirigente do centro que eu frequento, assim como as entidades também.
A vida nos leva muito ao material, não nos prepara para amar ou o amor, mas podemos aprender isso no trabalho de Umbanda.
Então só posso agradecer ao local que frequento, que ensina o amor, o caminho de Oxum.
A Umbanda não é só o amor, mas é também aprender sobre o amor.
Que mãe Oxum e pai Oxalá nos abençoem.
Fiquem com luz
Seres de luz

 

 

Alguns Destaques: